2º FORMAÇÃO INTERNACIONAL EM LISBOA – JORNADAS

FORMAÇÃO INTERNACIONAL DE DANÇA MOVIMENTO TERAPIA

Com Susan Scarth 

Susan Scarth photo

 

Organização: Praia – APDMT

Local: Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa – Salão Nobre. Lisboa

20171105_121400

Caras e Caros Colegas,

Nos próximos dias 16 a 18 de Novembro, a Praia – Associação Portuguesa de Dança Movimento Terapia, organiza as suas jornadas com o 2º encontro formativo, com Susan Scarth enquanto formadora internacional.

Tema das Jornadas

Insights e contributos da Dança Movimento Terapia (DMT) no contexto da prática clínica, da educação e do meio social.

As jornadas deste ano serão compostas por 3 momentos:

Supervisão | Formação + Mesa-Redonda

 PROGRAMA:

  1. Supervisão: sessão orientada por Susan Scarth (Breve Biografia em Inglês), dirigida aos membros da associação e outros profissionais, mediante inscrição. Os casos apresentados e discutidos em supervisão serão escolhidos antecipadamente mediante apresentação de proposta dos interessados inscritos.”Participants are invited to bring case material from their DMT practice, to share and consider in a group supervision process.  Susan will work with the group/s in creative approaches to exploring the issues being presented.”

2. Formação/Workshop: Facilitado por Susan Scarth MCAT, RDMP, CMA, SP (1), Dip. Sup. A formação investigará o corpo sensível, comovente e expressivo através dos sitemas de  Laban / Bartenieff e Boody Mind Centering. Serão contempladas a pesquisa atual e a prática clínica nos contextos de educação, saúde e bem-estar social.

O workshop irá cobrir:
• Uma visão geral das especificidades da Dança Movimento Terapia, incluindo o valor do Sistema de Movimento Laban / Bartenieff (LBMS) e do Body Mind Centering (BMC) na teoria e na prática.
• Uma exploração dos aspectos psicológicos e sociais da prática da DMT e seu potencial para aumentar a autoconsciência e a autoconfiança para promover relações e interações positivas.
• Consideração dos passos a seguir para se tornar um praticante incorporado que possa trabalhar de forma criativa e divertida com crianças e adultos.
• Vinhetas de casos “vivos” serão compartilhadas para ilustrar o valor da prática de DMT no tratamento de saúde mental e bem-estar, TEPT, trauma e sintomas médicos inexplicáveis.

Susan irá liderar o workshop em inglês, usando técnicas de aprendizagem experiencial. A teoria é tecida no ato da descoberta, fazendo. Os participantes terão tempo para discutir, questionar e refletir por conta própria para incorporar seu processo de aprendizado.

3. Mesa Redonda: Debate sobre Dança Movimento Terapia em Portugal. Apresentação de posters. Participação aberta a todos os participantes da supervisão, do workshop e autores de poster.

Pretendemos que a Mesa Redonda se constitua como um momento de comunicação aberta, de reflexão e partilha, aproveitando a presença da Susan Scarth – formadora e supervisora senior em DMT . 

 

 

Atividade

 

Supervisão

 Formação/

Workshop

Posters

 + Mesa Redonda

Data  

6a feira

16/11

 

Sábado e Domingo

17/11 e 18/11

 

Domingo

18/11

 

Horário

 

16H/19H

 

10H/18H (sábado) e 9H/13H (domingo)

 

14H/16H

 

VALORES DA INSCRIÇÃO

 

 

Associadas da Praia – APDMT

e Alunos da FMH

 Não Associados
SUPERVISÃO

(Inscrições limitadas)

Até 05 de Outubro

45 euros 55 euros
Depois de 05 de Outubro 60 euros 70 euros
 

FORMAÇÃO|WORKSHOPAté 05 de Outubro

 

135 euros

 

150 euros

Depois de 5 de Outubro 165 euros 180 euros
 

SUPERVISÃO

+ FORMAÇÃO |WORKSHOP

Até 05 de Outubro

165 euros 185 euros
Depois de 05 de Outubro 205 euros 230 euros

Inscrições com Condições Especiais até 5 de Outubro.

Realizar Inscrição através do email:

inscricoes.dmt2018@gmail.com

Com Comprovativo de Transferência para:

Praia – APDMT, Banco Santander Totta

Nib 0018 0003 4136 4142 0200 5

Identificar na inscrição:

(Escrever no assunto do Mail: “Inscrição para Workshop Novembro 2018”)

  1. Nome
  2. NIF
  3. Profissão / Local de trabalho
  4. Formação
  5. Contacto

Em caso de desistência não se efetuam devoluções.

Ficamos a aguardar as vossas incrições!

“A DMT é um modelo psicoterapêutico que envolve o cliente numa relacão criativa com o terapeuta, onde a atenção ao corpo, em todas as suas facetas, é um foco-chave. DMT revela-se um excelente modelo de terapia quando o relação de Apego dos primeiros anos de vida foi interrompida ou perturbada. O ato de estar presente para o cliente, atento e apoiante de quem ele se revela, é o papel do conceito de Winnicott da mãe “suficientemente boa“. Além disso, pesquisas recentes no campo das neurociências e da neuropsicologia sustentam o efeito curativo da relação criativa que surge entre o cliente e o terapeuta.

O workshop articula a prática de DMT com o sistema de movimento Laban / Bartenieff (LBMS) e Body Mind Centering (BMC) de modo a entender o comportamento do movimento humano, o desenvolvimento de terapias intersubjetivas e intersubjetivas. Susan identificará aspectos específicos de cada perspectiva para trazer uma perspectiva mais ampla à observação e às intervenções metafóricas que surgem da posição profundamente envolvida do DMT.” (Susan Scarth, 2018)

 

Referências

Bartenieff, I. & Lewis, D. (1980). Body Movement: Coping with the Environment. Gordon & Breach: New York

Bainbridge-Cohen, B. (1993) Sensing, Feeling and Action: The Experiential Anatomy of Body-Mind Centering. Contact Editions: Mass. US

Hackney, P. (1998). Making Connections: Total Body Integration Through Bartenieff Fundamentals. Gordon & Breach: NY, US

Laban, R. (1975). The Mastery of Movement. MacDonald & Evans:UK

Ogden, P., Minton, K., and Pain, C. (2006). Trauma and the Body: a sensorimotor approach to psychotherapy. W.W.Norton: US

Ogden, P., Pain, C. and Minton, K. (2005). ‘Including the Body in Mainstream Psychotherapy for Traumatised Individuals’. In American Psychological Association.

Schore, A.N. (in press). ‘Right brain affect regulation: an essential mechanism of development, trauma, dissociation, and psychotherapy’. In D.Fosha, D Siegel & M. Solomon (Eds) The healing power of emotion: affective neuroscience, development, and clinical practice. New York: Norton

Siegel, A.M. (1999). The developing mind: Towards a neurobiology of interpersonal experience. New York: Guilford Press

Studd, K. & Cox, L. (2015). Everybody is a Body. Dog Ear Publishing: US

Com os melhores cumprimentos,

A Direção.

Anúncios